terça-feira, 2 de dezembro de 2008

TOP 5 - FILMES SUBESTIMADOS PELO POVINHO MENTE FECHADA

Nós, da Livro de Rituais S.A., estamos passando por um pequeno período sombrio. Tenho dificuldade e pouca vontade para explicar para vocês dois que lêem esse blog, mas basta dizer que a produção está diminuindo um pouco. Deve ser essa tal crise de que falaram no jornal semana passada, mas não dei muita atenção pois estava procurando o caderno de entretenimento.
Enfim, só pra vocês dois não reclamarem, quero dizer que já estou trabalhando num conto porreta de tão bom que vai ser. Até lá, vou estrear o TOP 5 do Livro de Rituais, que tem até musiquinha tema, mas que ninguém jamais escutará!

E sim, eu adoro Alta Fidelidade, aquele filme que o John Cusack é dono daquela loja de música do paraíso e fica fazendo listas de cinco melhores do mundo da música e de momentos da própria vida. Tanto que o primeiro, assim como muitos outros que farei, será sobre cinema.

TOP 5 - FILMES SUBESTIMADOS PELO POVINHO MENTE FECHADA (ou que somente eu gosto)

1 - A Dama na Água - Já que ele se recusou a fazer um novo Sexto Sentido, Shyamalan virou o boneco de Judas do mundo do cinema. Todo filme que ele fez depois de Corpo Fechado (que também levou umas pauladas do público e crítica) foram linchados ou ignorados. E essa pequena obra-prima, perfeita sob tantos aspectos, vai demorar para receber a atenção e o carinho que merece.

2 - Hulk - Não o novo Incrível Hulk com Edward Norton, agora sob o controle direto do recém criado estúdio da Marvel, mas sim aquele Hulk com Eric Bana, no qual o Gigante Verde surge como uma metáfora para a raiva interior passada de pai para filho. Adoro o Hulk dos quadrinhos, mas a adaptação mais literal feita recentemente é apenas mais um filme de ação. Ang Lee, por outro lado, criou uma obra de arte intrigante, além de um dos filmes mais bonitos já feitos, esteticamente falando.

3 - Doze Homens e Outro Segredo - Onze Homens e Um Segredo foi um sucesso bem merecido, afinal o filme é ótimo e soube se vender. "Ei, temos uma penca de astros bonitões numa comédia policial estilosa", e lá foi a multidão pro cinema. Na segunda vez, a idéia era a mesma. E lá foi a multidão novamente. Mas não entenderam qual era a do filme, e aquilo que foi tão apreciado no primeiro não recebeu a mesma atenção quando foi levado a um nível mais alto no segundo. Sabe porquê? Por que as pessoas se esqueceram de Frank Sinatra. Sim, ele e seu alegre bando de companheiro, o Rat Pack, foram os responsáveis pela primeira versão do filme, de 1960. Tudo o que Clooney, Pitt e sua turma fizeram foi tentar emular aquele jeito descontraído de fazer cinema, o star system antes do star system, quando podiam brincar com o próprio fato de serem celebridades. Infelizmente, faltou senso de humor ao público. Bem... problema dele.

4 - Zoolander - Comédia é uma coisa braba. Ben Stiller - que o meu pai odeia, por algum motivo - sabe disso. Zoolander possui um pequeno e fiel grupo de fãs que sempre assiste quando passa na TV, mas esse besteirol adorável não conseguiu agradar o grande público. Dizem que foi por causa do 11 de Setembro, que aconteceu na mesma época. Já eu penseo que se Bin Laden tivesse assistido a esse filme ele não seria tão mal-humorado a ponto de explodir dois prédios recheados com milhares de pessoas. Ou não. Talvez a Al Qaeda não veja o ramo dos modelos masculinos com bons olhos.


5 - O Falcão Está a Solta - Embora muita gente critique esse filme, ele cai em último lugar da lista por pelo menos ter alcançado o respeitável status de "Clássico da Sessão da Tarde". Se você tem menos de 18 anos, talvez não tenha visto a comédia/aventura do Hudson Hawk, o ladrão comediante vivido pelo hilário Bruce Willis dos anos 90... sabem, antes do terceiro Duro de Matar. A mistura de humor non-sense com segredos antigos do Vaticano não agradou muita gente, mas se um dia lançarem uma edição especial, esse que vos fala vai guardar os trocados para comprá-la.

Essas listas são provisórias, e estão sempre mudando. Eu deixei alguns títulos de fora e só vou me lembrar de outros mais tarde, mas por enquanto é isso aí. Nos veremos em novas e eletrizantes aventuras, que chegarão sabe-se lá quando...


Mas uma coisa eu garanto: O COELHO BUCETINHA RETORNARÁ!



Nenhum comentário: