sexta-feira, 18 de julho de 2008

PONHA UM SORRISO NESSE ROSTO...


...pois Hollywood fez sua parte, por incrível que pareça. Eu acabo de chegar da penúltima sessão de O Cavaleiro das Trevas, no Bristol - ótimo cinema por sinal.

Depois de ficar mais de um ano na expectativa, depois de dúvidas, discussões, surpresas e apaixonada antecipação, eu assisti a esse filme.





Esse filme. Esse produto de marketing intelignte, capitalismo desenfreado (mais cedo eu já tinha comprado uma caixa de cereal com um brinde), resultado da labuta milionária de produtores ambiciosos... esse produto, ao qual pessoas mais chatas vão se referir apenas como um blockbuster ou "filme de super-herói"... é um dos mais incríveis exemplos de cinema da minha vida. E eu já vi muitos filmes. E tenho altos padrões.




Não estou dizendo que é o melhor filme que eu já vi. Aliás, há anos eu desisti de fazer uma lista dos dez melhores. Só estou dizendo que a perfeição de O Cavaleiro das Trevas é uma coisa inédita para mim. É um filme, entendem? Um Filme! Não é o Senhor dos Anéis, com seu tom lírico, sua poesia grandiosa, proveniente de uma obra literária que já há muito tempo antes de eu nascer havia fincado os pés no imaginário mundial. Não é - para citar um outro herói dos quadrinhos - o Homem de Ferro, entretenimento puro, simples, honesto e inteligente. Também não é (odeio me repetir, mas...) As Confissões de Henry Fool, cinema autoral feito pra gerar conversa. É um FILME!





Um FILME!!! E se as pessoas - nisso eu incluo público, crítica e realizadores - abrirem os olhos para isso e reaizarem um pouco de trabalho mental por apenas uns breves momentos em suas existências regadas a futebol e programas de auditório, esse Filme pode mudar o jeito que encaramos entretenimento e ficção nas nossas vidas. Assim como a interpretação de Heath Ledger como o Coringa pode abrir os olhos do seu amigo que curte High School Musical para aquilo que um ator realmente faz.



Ok, estou entusiasmado demais pra isso agora. apenas vejam o Filme, vocês que esbarraram nesa página por acidente! Vejam o Filme! Finalmente, um Filme!!!

Nenhum comentário: