terça-feira, 19 de janeiro de 2010

DIFERENÇAS ENTRE SÃO PAULO E ABC PAULISTA

Outro dia eu, agradavelmente acompanhado, estava indo feliz e contente ver Avatar, a tal continuação de Titanic com Smurfs, e peguei o ônibus para a estação de trem. No meio do caminho, subiu também uma mulher com seu filho. A mulher paga a sua passagem e passa pela catraca normalmente, porém, seu filho não a seguiu. "Menino, eu já te dei o dinheiro, pode passar", diz a mãe. Então o garoto responde que quer guardar o dinheiro para comprar doces! Nisso, a mãe e o motorista do ônibus caem na risada. Ha-hahaha... O motorista diz que o garoto pode pular a catraca, mas o moleque fica com vergonha. Ou então não era lá muito capaz de pular, já que era meio gordinho, acho que de tanto guardar dinheiro pra doces. Então, quando parou num sinal vermelho, o motorista se levantou - e eu pude ver que ele tinha a maior cara de tio bonachão boa-praça. Ele pegou e o ajudou a pular a catraca, com um sorriso simpático no rosto. Tudo isso aconteceu num belo dia ensolarado em São Caetano do Sul.

Quando cheguei em São Paulo para ver o filme, já estava chovendo. Minha agradável companhia e eu tivemos que pegar outro ônibus para chegar ao cinema. Quando me aproximava do meu ponto, um outro casal se levantou ao mesmo tempo que eu, e a moça apertou o botão para sinalizar a parada. Mas o ônibus não parou, passando direto pelo ponto. Eis o diálogo que se seguiu:

MOÇA - Motorista! Passou o ponto!
MOTORISTA - Tem que sinalizar!
MOÇA - A gente apertou o botão, caramba!
MOTORISTA - Mas não sinalizou essa bosta aqui!
(Realmente, depois da moça apertar o botão, eu apertei também, mas o sinal não acendeu, e só quando apertei pela terceira vez é que eu ouvi o apito, mas a discussão continuava.)
MOTORISTA - Agora sim, apertaram essa merda!
MOÇA - Pára logo pra gente descer!
MOTORISTA - Ah, vai se foder! Desce logo!
MOÇA - Oh, educação, heim?

Finalmente o ônibus parou um pouco depois do ponto e nós descemos, por sorte quase na frente do shopping onde veriamos o filme. E seguimos nosso caminho, admirados desses dois incidentes terem ocorrido no mesmo dia. Chovia bastante, e fomos ver o filme.

Nenhum comentário: